CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 14,90/MÊS

Primeira Liga terá 16 clubes em 2017

Novas regras e novo formato foram estabelecidos em reunião

Por Redação PLACAR 21 out 2016, 12h32

A Primeira Liga será ampliada a partir de 2017 e deverá até ter rebaixamento a partir de 2018, caso algum clube caia para a terceira divisão nacional. Uma reunião realizada nesta quinta (20) fez com que a segunda edição do torneio ganhasse mais um clube.

O Brasil de Pelotas entrou na lista, junto com as outras 15 equipes que já faziam parte do torneio. Outra novidade foi sobre as datas.

De acordo com o presidente da Liga, Gilvan de Pinho Tavares, o torneio só terá suas datas definidas após os calendários da Copa do Brasil e da Libertadores fiquem definidos. 

“Tivemos uma reunião com Gilvan para planejar algumas coisas com relação à Primeira Liga. Devemos ter 16 clubes, mas precisamos de alguns posicionamentos para definir as datas da competição”, afirmou Eduardo Bandeira de Melo, presidente do Flamengo.

Além dos 15 fundadores do torneio (América-MG, Atlético-MG, Atlético-PR, Avaí, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Joinville e Paraná), o torneio terá a participação do Brasil de Pelotas, com um torneio montado com quatro grupos de quatro clubes cada, com quartas de final, semifinal e final. No mata-mata, haverá disputa de partida única, na casa de quem obteve melhor campanha na primeira fase.

“Na assembleia, discutimos a aprovação e divisão das cotas da televisão, a aprovação de reforma do estatuto e a modificação no regulamento. Para 2018, quem for rebaixado para a Série C (no Brasileiro), vai perder o direito de disputar a Primeira Liga, mesmo se for fundador”, disse Gilvan, ao site Globo Esporte.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade