CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 14,90/MÊS

Papa ganha mesa de pebolim e joga partida com fiel após audiência

Brinquedo foi presenteado por representantes da associação Sport Toscana Calcio Balilla, em Altopascio, na região da Toscana

Por Da Redação Atualizado em 23 set 2021, 17h33 - Publicado em 19 ago 2021, 13h11

Fã confesso de futebol, o papa Francisco jogou pebolim – ou totó, dependendo da região do Brasil – com um fiel no fim da audiência geral de quarta-feira, no Vaticano. A quebra de protocolo do líder da Igreja Católica ocorreu enquanto ele cumprimentava os fiéis presentes na Sala Paulo VI, que abrigou o evento.

A mesa foi presenteada a Francisco por representantes da associação Sport Toscana Calcio Balilla de Altopascio, na região da Toscana. A prefeita da cidade, Sara D’Ambrosio, escreveu em seu perfil no Facebook que o brinquedo foi projetado para ser inclusivo e funcionar bem para pessoas com deficiência e incentivar sua participação.

“Nas laterais da mesa pode-se ver, de fato, um dos jogadores de futebol lançando a bola que quica em muitas palavras, como time, esporte, inclusão, solidariedade, grupo, altruísmo, fraternidade. Palavras queridas ao papa Francisco, que, na sua versão ilustrada, agarra a bola do outro lado da mesa, como se quisesse dizer que todos estes valores se resumem nele”, escreveu Sara.

Francisco nunca escondeu que gosta de futebol e é torcedor do San Lorenzo, um dos times mais tradicionais da Argentina. Internado em meados de julho para uma cirurgia no cólon, ele comentou a evolução da Argentina na Copa América e da Itália na Eurocopa. Na época, o líder da Igreja Católica “compartilhou a alegria pela vitória das seleções argentina e italiana com as pessoas que lhe estão próximas” e ressaltou o “significado do esporte e de seus valores”, especialmente a “capacidade esportiva de aceitar a derrota”.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade