ASSINE PLACAR DIGITAL NO APP POR APENAS R$ 6,90/MÊS

Kopa, lenda da França e do Real Madrid, morre aos 85 anos

Ex-atacante é considerado o primeiro grande craque francês e conquistou três Ligas dos Campeões da Europa pela equipe espanhola

Por da redação Atualizado em 21 out 2021, 01h55 - Publicado em 3 mar 2017, 10h14

O ex-jogador francês Raymond Kopa, um dos principais ídolos da história do Real Madrid, pelo qual conquistou três Ligas dos Campeões da Europa, morreu nesta sexta-feira, aos 85 anos. Kopa estava hospitalizado desde o último domingo, depois de uma “recaída de uma longa doença”, segundo familiares. Ele foi diagnosticado com Mal de Alzheimer na década de 90.

Filho de poloneses, Raymond Kopaszewski nasceu em Noeux-les-Mines, no norte da França, em outubro de 1931, e em 1958 se tornou no primeiro jogador francês em conseguir a Bola de Ouro da revista France Football. Foi um dos atletas mais midiáticos de sua época, sobretudo após deixar o então poderoso Stade de Reims para jogar no Real Madrid, em 1956.

Raymond Kopa, 1962
Kopa, pela França, em 1962 Ullstein Bild/Getty Images

É considerado na França como o primeiro grande craque do país de Michel Platini e Zinedine Zidane. Kopa viveu dias de glória na seleção francesa, pela qual brilhou na Copa do Mundo de 1958, na Suécia, com três gols, até a eliminação para o Brasil de Pelé, na semifinal. Naquela competição, formou uma dupla de ataque histórica com Just Fontaine.

Seus pais emigraram para França com o objetivo de trabalhar com mineração e o próprio Kopa perdeu um dedo quando trabalhava como em uma mina. Ele chamou a atenção dos olheiros em uma competição nacional, em 1949, e depois de dois anos no Angers, assinou pelo Reims.

Após perder a final europeia para o Real Madrid, assinou com a equipe espanhola e se uniu a Alfredo Di Stéfano e formou ao lado de Héctor Rial e Francisco Gento um dos ataques mais temíveis de todos os tempos. Pela equipe espanhola, venceu a Liga dos Campeões de 1957, 1958 e 1959 e dois Campeonatos Espanhóis, antes de retornar ao Stade de Reims, onde encerrou a carreira, em 1967, aos 36 anos.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

RIP Raymond Kopa. The Real Madrid legend, who spent three years at the club between 1956 and 1959, has passed away at the age of 85. – DEP Raymond Kopa. La leyenda madridista, que jugó en el club entre 1956 y 1959, falleció este viernes a los 85 años. – 🏆 3x European Cup 🏆 2x Liga 🏆 1x Latin Cup 🏆 1x Ballon d'Or (1958)

A post shared by Real Madrid C.F. (@realmadrid) on

(com agência EFE)

 

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade