ASSINE PLACAR DIGITAL NO APP POR APENAS R$ 6,90/MÊS

Jornalista confirma novo formato da Copa Libertadores

Torneio terá 44 equipes e uma fase preliminar grande

Por Redação PLACAR 28 set 2016, 11h42

Em sua conta no Twitter, o jornalista uruguaio Alejandro Etcheverry divulgou como será a disputa dos torneios sul-americanos a partir de 2016.

A Copa Libertadores será disputada de fevereiro a novembro e terá uma final única, em campo neutro. O torneio contará com 44 equipes e uma fase preliminar grande. 16 times entram nessa fase, em sistema mata-mata, até sobrarem quatro. Serão dois mata-matas até que quatro equipes garantam vaga na fase de grupos.

A fase de grupos seguirá com 32 times, divididos em oito grupos. Serão 26 equipes classificadas diretamente pelos torneios nacionais, o atual campeão da Libertadores e da Sul-americana também garantem vaga direta. Por fim, entram os quatro que vêm da fase preliminar.

Daí em diante, o torneio segue como é hoje, com oitavas de final até a final, em mata-mata, com os times divididos pelas campanhas na fase de grupos.

A diferença está para os classificados que disputarão a Copa Sul-americana. As oito equipes terceiras colocadas na fase de grupos, mais os dois melhores classificados dentre aqueles que perderão no mata-mata final da fase preliminar.

Já a Copa Sul-americana terá 54 equipes que disputarão o torneio de junho a dezembro. A primeira fase terá 44 equipes jogando em mata-mata, com 22 avançando para a segunda fase.

Na segunda fase, 32 equipes entram na disputa. Além das 22 classificadas na primeira fase, jogam as dez que vêm da Copa Libertadores. 16 equipes avançam para as oitavas de final e, daí em diante, tudo segue igual até a final.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Ainda não foram divulgadas as divisões das vagas, mas deverá ser definida nos próximos dias.

COPA LIBERTADORES – 44 times (fevereiro a novembro) – Final em campo neutro

Fase preliminar – 16 equipes jogam em mata-mata até sobrarem quatro. As quatro melhores vão para a fase de grupos. As duas melhores derrotadas na última fase mata-mata vai para a Sul-americana.

Fase de grupos – 32 equipes divididas em oito chaves. Segue as regras atuais até a final. Jogam as 26 equipes classificadas pelos torneios nacionais, a atual campeã, a atual campeã da Sul-americana e as quatro equipes da fase preliminar.

COPA SUL-AMERICANA – 54 times (junho a dezembro)

Primeira fase – 44 equipes pré-classificadas pelos torneios nacionais se enfrentam no mata-mata. Avançam 22 equipes.

Segunda fase – São 32 equipes. 22 vêm da primeira fase e 10 vêm da Copa Libertadores. Novamente acontece mata-mata e passam 16 para as oitavas de final. Daí em diante, tudo segue como hoje até a final.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade