Há cinco anos, Corinthians sofria sua pior derrota na Libertadores
Tolima eliminava Timão da Libertadores, mas abria um espaço para o crescimento da equipe
2 de fevereiro de 2011 ficou marcado na mente de corintianos e rivais. Para os torcedores do Corinthians, foi um dia triste, mas também um dia de renascimento. Para os rivais, é uma data em que as piadas com o Timão ganharam força e, até hoje, é conhecido como “Tolima Day”.
Naquele dia 2 de fevereiro de 2011, o Corinthians, ainda com um time com Ronaldo e Roberto Carlos, e comandando por Tite, enfrentava o Deportes Tolima, na Colômbia, pela partida de volta da primeira fase da Copa Libertadores, conhecida popularmente como “pré-Libertadores”. Por ter perdido o Brasileiro de 2010 nas últimas rodadas e ainda ter sido ultrapassado pelo Cruzeiro, acabando no terceiro lugar da competição, o Timão entrou nessa fase, já que o atual campeão da Libertadores era o Internacional, e também começava na fase de grupos.
No sorteio, o Timão caiu contra o terceiro colocado da Colômbia, naquele ano, o Tolima. A partida de ida seria jogada no Pacaembu e a de volta na Colômbia. Em São Paulo, o 0 x 0 não dava um bom sinal ao time, que começava 2011 em crise. Após a perda do Brasileiro nas últimas rodadas e com Ronaldo e Roberto Carlos criticados, o time não correspondeu e, na Colômbia, acabou derrotado por 0 x 2 e foi precocemente eliminado no torneio.
Roberto Carlos deixou o time após receber ameaças de torcedores. Ronaldo anunciou sua aposentadoria. Tite, ameaçado, foi mantido no quadro. A virada corintiana começava ali.
Com um time mais estruturado e sem a Libertadores para se preocupar, o time paulista ganhou o Brasileiro no fim do ano e manteve a base para ser campeão da Libertadores e do mundo um ano depois.
FICHA TÉCNICA
DeportesTolima (COL) 2 x 0 Corinthians
Data: 2 de fevereiro de 2011
Local: Estádio Manuel Murillo Toro, Ibagué (COL)
Árbitro: Roberto Silvera (URU)
Gols: Santoya, aos 20 e Medina, aos 33 do 2º
Cartões amarelos: Hurtado, Murillo, Chara, Jorge Henrique, Leandro Castán e Jucilei
Cartão vermelho: Ramírez
DEPORTES TOLIMA: Silva, Vallejo, Arrechea, Hurtado e Noguera; Chara, Bolívar e Castillo (Santoya); Murillo (Piedrahita); Medina (Closa) e Santoya. Técnico: Hernán Torre
CORINTHIANS: Júlio César, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos (Edno); Paulinho (Ramírez), Ralf e Jucilei; Jorge Henrique; Dentinho (Danilo) e Ronaldo. Técnico: Tite