ASSINE PLACAR DIGITAL NO APP POR APENAS R$ 6,90/MÊS

Globo e Conmebol decidem encerrar ação sobre contrato da Libertadores

Emissora perdeu os direitos de transmissão para o SBT, mas com o fim do litígio deve retomar negociações para o ciclo entre 2023 e 2026

Por Da Redação Atualizado em 25 out 2021, 16h33 - Publicado em 25 out 2021, 15h20

Fez-se a paz entre a Rede Globo e a Conmebol. Pouco mais de um ano depois do rompimento do contrato referente aos direitos de transmissão da Copa Libertadores, que passou a ser transmitida pelo concorrente SBT, a federação sul-americana concordou em encerrar uma ação judicial que havia aberto contra a emissora na Suíça.

Com isso, a Globo deve entrar na rodada de negociações de direitos da competição entre 2023 e 2026. De forma conjunta, a emissora e a Conmebol emitiram a seguinte nota nesta segunda-feira, 25:

“Conmebol e Globo chegaram a um acordo e decidiram encerrar a arbitragem em curso na Suíça por conta da rescisão do contrato de direitos da Copa Libertadores de 2019 a 2022. O entendimento reforça o respeito que sempre pautou a parceria de longa data entre as instituições.”

No ano passado, em meio a uma enorme confusão envolvendo a Medida Provisória 984/2020, a chamada MP do Mandante, e a rescisão do contrato do Campeonato Carioca, a Globo decidiu encerrar seu vínculo pelos direitos da Libertadores, citando a crise financeira causada pela pandemia da Covid-19.

Em seguida, quis recomprar o evento baixando seu contrato anual de 60 milhões de dólares pela transmissão em TV aberta e fechada. Acabou dando um passo em falso: sem acordo, foi surpreendida com o anúncio de que a maior competição das Américas parou nas mãos da concorrente. 

O SBT conseguiu fechar o contrato por quantia menor (os valores não foram divulgados), mas usou como grande trunfo a chance de ceder espaço na transmissão aos parceiros da Conmebol, prática vetada pela Globo. A disputa foi parar nos tribunais suíços, o que impediu a Globo de negociar a transmissão da última Copa América. 

A emissora de Silvio Santos deu sorte, com duas finais de Libertadores seguidas entre brasileiros (Palmeiras e Santos em 2020, e Palmeiras x Flamengo, a ser disputada em 27 de novembro), algo que não ocorria desde 2006, e também com uma final da Copa América entre Brasil x Argentina. Com isso, viu sua audiência decolar em comparação com o que estava acostumada, mas os índices no SBT ainda estão bem abaixo do que era habitual na Globo, o que tende a favorecer a emissora carioca em uma próxima rodada de negociações. 

Continua após a publicidade

Publicidade