ASSINE PLACAR DIGITAL NO APP POR APENAS R$ 6,90/MÊS

Conmebol anuncia fim da regra de gol fora de casa

Entidade optou por tirar critério de desempate nos confrontos de mata-mata dos torneios a partir de 2022

Por Da Redação Atualizado em 25 nov 2021, 13h22 - Publicado em 25 nov 2021, 13h06

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, anunciou nesta quinta-feira, 25, que a entidade retirará o gol fora de casa como critério de desempate de seus torneios. A medida será válida para as competições a partir de 2022. Neste sábado, 27, Flamengo e Palmeiras decidirão a final da Libertadores em duelo único no estádio Centenário, em Montevidéu. O clube paulista chegou à decisão ao eliminar o Atlético Mineiro, nas semifinais, justamente se valendo deste critério – empate por 0 a 0 em São Paulo e, posteriormente, por 1 a 1 em Belo Horizonte.

Black Friday Abril: Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!

“A Conmebol elimina o ‘gol fora de casa’. A partir de agora, todos os gols dos torneios da Conmebol terão o mesmo valor, os muitos gols convertidos como visitante não serão mais considerados como fator de desempate. Com isso, visa-se uma maior justiça esportiva”, explicou Dominguez.

O novo critério não afetará as decisões das competições porque, desde 2019, a decisão ocorre em partida única em sede definida pela entidade. Em caso de igualdade o jogo é encaminhado para prorrogação e pênaltis.

Portanto, a mudança será vista nas oitavas, quartas e semifinais da Libertadores, por exemplo. Com a alteração, é possível que mais vagas sejam definidas nos pênaltis.

A regra do gol fora de casa passou a integrar a competição em 2005. Na Copa do Brasil, conhecida por este modelo de disputa, a alteração já havia sido realizada. A Uefa também tomou a mesma decisão neste ano para os seus torneios.

Ainda não assina Star+?! Clique aqui para se inscrever e ter acesso a jogos ao vivo, séries originais e programas exclusivos da ESPN! 

Continua após a publicidade

Publicidade