ASSINE PLACAR DIGITAL NO APP POR APENAS R$ 6,90/MÊS

Calculadora nas mãos: as contas do torcedor do Atlético-MG para o título

Galo não pode conquistar o título no próximo domingo, 28; Flamengo, distante, ainda sonha em alcançar clube mineiro

Por Da Redação Atualizado em 23 nov 2021, 23h54 - Publicado em 23 nov 2021, 13h19

Os gritos de “é campeão” foram ouvidos, mesmo que timidamente, das arquibancadas do Mineirão após o Atlético Mineiro vencer por 2 a 0 o Juventude, no último sábado, 20, resultado que deixou o time de Belo Horizonte muito perto da conquista do Campeonato Brasileiro. No entanto, apesar do otimismo de torcedores, ainda há cuidado nos bastidores do clube para cravar a conquista que pode romper uma espera de 50 anos – o único brasileiro da história veio em 1971, sob o comando de Telê Santana. PLACAR explica as contas dos atleticanos.

Black Friday Abril: Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!

“Já esperamos tanto tempo para o título, por que não esperar mais um ou dois joguinhos?”, afirmou Cuca, que no último dia 4 já havia externado preocupação com a matemática para o título: “vamos falar em números, sabe? Eu adoro falar números, porque eu só fico com eles na cabeça. Acordo de madrugada e é número, vai de manhã e são números. A gente é uma calculadora, vive pensando em números”.

Hulk é o artilheiro do Brasileirão, com 14 gols -
Hulk é o artilheiro do Brasileirão, com 14 gols – Pedro Souza/Atlético/Divulgação

Após empatar em 2 a 2 com o Palmeiras nesta terça-feira, 23, o Galo não conseguirá cravar o troféu no próximo domingo, 28, na partida contra o Fluminense, no Mineirão. Contudo, em caso de vitória sobre o clube carioca e um tropeço (empate ou derrota) do Flamengo contra o Ceará, no próximo dia 30, o torcedor atleticano poderá soltar, oficialmente, o grito.

Continua após a publicidade

Líder com 75 pontos em 34 jogos, oito acima do Flamengo, o Atlético pode coroar tão breve um ano brilhante. Ambos podem fazer mais 12 pontos, ou seja, em caso de aproveitamento perfeito dos cariocas, a pontuação máxima é 79 pontos. Assim, em uma situação hipotética de apenas vitórias flamenguistas, o Galo comemorará o troféu se marcar mais cinco pontos e chegar a 80.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO COMPLETA DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Apesar de adiada a conquista, na próxima terça-feira, dia 30, o elenco de Hulk e companhia pode conquistar o tão sonhado título sem estar em campo. Nesse dia, o Flamengo recebe o Ceará pelo Campeonato Brasileiro e, qualquer resultado que não seja uma vitória rubro-negra, destina o troféu a Minas Gerais. Belo Horizonte certamente estará paralisada assistindo ao jogo e torcendo para o clube cearense.

Atlético tem melhor campanha do primeiro e do segundo turno -
Atlético tem melhor campanha do primeiro e do segundo turno – Pedro Souza/Atlético/Divulgação

De qualquer forma, sem depender de terceiros, mais duas vitórias consecutivas já afirmam o Brasileirão para o alvinegro, logo, contra o Bahia, dia 2 de dezembro, em Salvador, o time pode chegar aos 83 pontos e passar a faixa de campeão.

A pontuação máxima que o Atlético pode alcançar é 87 pontos, o que não colocará o clube como o time com mais pontos conquistados no Brasileirão de pontos corridos com 38 jogos, ficando atrás apenas do Flamengo de 2019, que marcou em 90. Quando o Campeonato Brasileiro contava com 24 equipes (46 partidas), o Cruzeiro chegou aos 100 pontos, na edição de 2003. O Galo, porém, se chegar a 83 pontos, já ultrapassará em aproveitamento de pontos o maior rival.

Ainda não assina Star+?! Clique aqui para se inscrever e ter acesso a jogos ao vivo, séries originais e programas exclusivos da ESPN! 

Continua após a publicidade

Publicidade