
SAO PAULO, BRAZIL - DECEMBER 05: Palyers of Gremio react during a match between Corinthians and Gremio as part of Brasileirao Series A 2021 at Neo Quimica Arena on December 05, 2021 in Sao Paulo, Brazil. (Photo by Alexandre Schneider/Getty Images)
O Grêmio jogará a Série B do Brasileirão em 2022. O time gaúcho até venceu o campeão Atlético-MG por 4 a 3 na noite desta quinta-feira, 9, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, mas os resultados das outras partidas da 38ª e última rodada não impediram a terceira queda da história do clube gaúcho.
Black Friday Abril: Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!
Para permanecer na Série A, o Grêmio precisava vencer os reservas do Galo e torcer por derrotas de Juventude e Bahia. O time gaúcho começou a partida de forma avassaladora e em apenas dez minutos já vencia por 2 a 0, com gols de Diego Souza e Campaz. Aos 19, em bela cobrança de falta, Diego Souza ampliou a vantagem.
O Atlético, porém, cresceu no jogo e diminuiu ainda na primeira etapa com um belo gol de Dodô e outro do ex-gremista Eduardo Vargas. O Grêmio foi para o intervalo com a notícia de que o Fortaleza havia acabado de empatar com o Bahia, o que lhe dava esperanças.
Douglas Costa, protagonista de uma grande polêmica no início da semana ao ter seu casamento cancelado, marcou o quarto. O Fortaleza virou o jogo diante do Bahia, de modo que bastava um gol do Corinthians diante do Juventude para que o Grêmio escapasse. No entanto, a equipe de Caxias do Sul marcou, de pênalti, com Chico, deixando o Grêmio em situação irreversível.
No fim do jogo, Miguel Borja ainda teve a chance de ampliar em cobrança de pênalti, mas chutou por cima. Ainda houve tempo para Hyoran diminuir para o Galo em cobrança de falta. Com 43 pontos, o Grêmio fez companhia a Chapecoense, Sport e Bahia e, assim como em 1991 e 2004, foi rebaixado à segunda divisão.