ASSINE PLACAR DIGITAL NO APP POR APENAS R$ 6,90/MÊS

Athletico abre vantagem na Sula – e aumenta chance de G9 no Brasileirão

Bom desempenho de brasileiros em competições internacionais pode abrir caminho para até mais três vagas para a Libertadores via competição

Por Da Redação 24 set 2021, 09h44

A vitória por 2 a 1 do Athletico Paranaense diante do Peñarol, fora de casa, pelo primeiro duelo da semifinal da Copa Sul-Americana, atraiu bem mais do que olhares de torcedores do clube. O resultado conquistado na noite desta quarta-feira, 23, aumentou ainda mais as chances de abertura de mais vagas para a próxima edição da Libertadores a partir do Campeonato Brasileiro.

Assine a revista digital no app por apenas R$ 8,90/mês

Devido ao bom desempenho dos brasileiros nas competições internacionais, o G6, nome dado ao grupo dos seis primeiros colocados que asseguram classificação à competição continental, pode virar G9.

No último ano, o vice-campeonato do Grêmio na Copa do Brasil ajudou o Santos a conseguir vaga para a fase preliminar da Libertadores. Sexto colocado e já classificado, o clube gaúcho abriu vaga para o sétimo do Brasileiro. A posição foi ocupada pelo Palmeiras, garantido pelos títulos da Copa do Brasil e da Libertadores. Consequentemente, sobrou para o Santos, o oitavo.

Neste ano, Palmeiras e Atlético Mineiro fazem uma das semifinais da Libertadores, o que já assegura um brasileiro na decisão. Do outro lado, o Flamengo abriu boa vantagem sobre o Barcelona de Guayaquil – vitória por 2 a 0 na primeira partida, no Maracanã – e tem reais chances de concretizar uma nova final brasileira.

Atlético Mineiro, Palmeiras e Flamengo ocupam, respectivamente, a primeira, segunda e terceira colocações no Brasileiro. Qualquer um que vença a Libertadores, portanto, já ampliaria o G6 para G7.

Continua após a publicidade

Na Sul-Americana o cenário é parecido com o da Libertadores. Uma final brasileira parece encaminhada já que tanto Red Bull Bragantino como Athletico Paranaense conquistaram boas vantagens para chegar a decisão. O clube de Bragança Paulista venceu o Libertad por 2 a 0, na terça. Ele ocupa a quinta colocação no Brasileiro. Se vencer, abriria espaço para o G8.


O Athletico é o único dos clubes envolvidos em fase mais aguda das competições sul-americanas fora do G6 atualmente. A equipe ocupa a 10º colocação no Brasileiro, com 27 pontos, muito próxima de Cuiabá, 28, Fluminense, 29, e Internacional, 29, últimos times fora do grupo dos seis primeiros hoje.

Vale lembrar que os paranaenses também são semifinalistas da Copa do Brasil. A equipe enfrenta o Flamengo nos dias 20 e 27 de outubro, enquanto o Atlético Mineiro joga contra o Fortaleza, quarto colocado no Brasileiro. Portanto, a exceção dos paranaense, também abririam espaço para o surgimento de um G9.

O G9 hoje, curiosamente, contemplaria o Cuiabá, estreante na Série A e que vem de uma arrancada na competição. A equipe, primeira a demitir um treinador na competição – o técnico Alberto Valentim, na primeira rodada – está invicta há cinco partidas, com três vitórias e dois empates.

Ainda não assina Star+?! Clique aqui para se inscrever e ter acesso a jogos ao vivo, séries originais e programas exclusivos da ESPN!

Continua após a publicidade

Publicidade