CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 12,90/MÊS

Sorteio da Libertadores define Corinthians x Boca e clássico mineiro

Grupos foram sorteados nesta sexta-feira com a presença de oito times brasileiros; chaves da Copa Sul-Americana também foram definidas

Por Da redação Atualizado em 25 mar 2022, 13h15 - Publicado em 24 mar 2022, 20h00

Os grupos da Copa Libertadores 2022 foram sorteados nesta sexta-feira, 25, em cerimônia realizada em Luque, no Paraguai, sede da Conmebol. Os principais destaques ficaram para o confronto entre Corinthians e Boca Juniors no grupo E e para o clássico mineiro entre Atlético-MG e América-MG no grupo D.

Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!

Já o Palmeiras, atual campeão, caiu em uma chave teoricamente mais tranquila, com Emelec (Equador), Deportivo Táchira (Venezuela) e Independiente Petrolero (Bolívia) no grupo A. Outro favorito ao título, o Flamengo terá pela frente Universidad Católica (Chile), Sporting Cristal (Peru) e Talleres (Argentina) no grupo H. Confira abaixo como ficaram todos os grupos:

GRUPO A
Palmeiras
Emelec (EQU)
Deportivo Táchira (VEN)
Independiente Petrolero (BOL)

GRUPO B
Athletico-PR
Libertad (PAR)
Caracas (VEN)
The Strongest (BOL)

GRUPO C
Nacional (URU)
Vélez Sarsfield (ARG)
Red Bull Bragantino
Estudiantes (ARG)

GRUPO D
Atlético-MG
Independiente del Valle (EQU)
Deportes Tolima (COL)
América-MG

GRUPO E
Boca Juniors (ARG)
Corinthians
Deportivo Cali (COL)
Always Ready (BOL)

GRUPO F
River Plate (ARG)
Colo-Colo (CHI)
Alianza Lima (PER)
Fortaleza

GRUPO G
Peñarol (URU)
Cerro Porteño (PAR)
Colón (ARG)
Olimpia (PAR)

GRUPO H
Flamengo
Universidad Católica (CHI)
Sporting Cristal (PER)
Talleres (ARG)

Os dois primeiros de cada chave avançam às oitavas de final, enquanto o terceiro colocado de cada grupo “cai” para as oitavas da Copa Sul-Americana. A segunda competição mais importante da Conmebol, aliás, também teve suas chaves sorteadas nesta sexta-feira (veja mais abaixo).

Na Sul-Americana, apenas o primeiro colocado de cada grupo avança às oitavas de final. Os outro oito times do mata-mata serão os terceiros colocados dos grupos da Libertadores. A fase de grupos das duas competições está marcada para começar em abril.

ALERTA DE SPOILER
O Guia da Libertadores 2022, edição de abril de PLACAR, está saindo do forno. Na próxima semana, estará disponível em nossas plataformas digitais e em breve nas bancas.

Guia da Libertadores 2022
Guia da Libertadores 2022 PLACAR/Reprodução

12h57 – Estão encerrados os sorteios da Copa Sul-Americana e da Copa Libertadores 2022! Veja abaixo como ficou cada chave.


12h53 – Fechando os grupos de times brasileiros, o Flamengo enfrentará no grupo H a Universidad Católica (Chile), o Sporting Cristal (Peru) e o Talleres (Argentina).


12h52 – O Always Ready, da Bolívia, fecha o grupo E, do Corinthians, que também conta com Boca Juniors (Argentina) e Deportivo Cali (Colômbia).


12h51 – O Fortaleza cai em um grupo forte: o F, com River Plate (Argentina), Colo-Colo (Chile) e Alianza Lima (Peru). Já o Red Bull Bragantino terá pela frente no grupo C o Nacional (Uruguai), o Vélez Sarsfield (Argentina) e o Estudiantes (também da Argentina).


12h50 – Clássico mineiro na Libertadores! O América-MG, como veio da fase preliminar, podia cair no grupo de outro brasileiro. E aconteceu: está no grupo D, com Atlético-MG, Independiente del Valle (Equador) e Tolima (Colômbia).


12h49 – Grupo B também definido: o Athletico-PR terá pela frente o Libertad (Paraguai), o Caracas (Venezuela) e o The Strongest (Bolívia).


12h48 – Grupo A, do Palmeiras, definido: os adversários serão Emelec (Equador), Deportivo Táchira (Venezuela) e Independiente Petrolero (Bolívia).


12h47 – Mais adversários de brasileiros vindos do pote 3 são conhecidos: o Deportivo Táchira, da Venezuela, cai no grupo do Palmeiras; o Caracas, também da Venezuela, enfrentará o Athletico-PR; o Tolima, da Colômbia, está na chave do Atlético-MG; o Deportivo Cali, da Colômbia, cai no grupo do Corinthians; e o Sporting Cristal, do Peru, está no grupo do Flamengo.


12h47 – O Red Bull Bragantino abre a rodada de sorteios do pote 3, mas, como não pode cair no mesmo grupo de um brasileiro, vai para o grupo C, com Nacional e Vélez.


12h46 – Fechando os times do pote 2, a Universidad Católica, do Chile, cai no grupo H e enfrentará o Flamengo.


12h45 – Duelo de peso à vista! O Corinthians, único time brasileiro no pote 2, caiu no grupo E, do Boca Juniors. As equipes fizeram a final da Libertadores de 2012, com vitória alvinegra.


12h44 – O Independiente del Valle, do Equador, cai no grupo D e será adversário do Atlético-MG.


12h43 – Agora, os times do pote 2 começam a ser sorteados. O primeiro adversário do Palmeiras no grupo A é o Emelec, do Equador. Em seguida, o Libertad, do Paraguai, cai no grupo B, do Athletico-PR.


12h42 – O River Plate, da Argentina, é o cabeça de chave do grupo F, enquanto o Peñarol, do Uruguai, ocupa o grupo G. Por fim, o Flamengo é sorteado no grupo H.


12h41 – Atual campeão brasileiro, o Atlético-MG é o cabeça de chave do grupo D. Em seguida, o Boca Juniors, da Argentina, é sorteado no grupo E.


12h40 – O Athletico-PR, atual campeão da Sul-Americana, é o primeiro time sorteado e será o cabeça de chave do grupo B. Já no grupo C, o cabeça é o Nacional, do Uruguai.


12h36 – Agora, vai começar o sorteio dos grupos da Libertadores. O Palmeiras, atual campeão, será automaticamente colocado como cabeça de chave do grupo A.


12h35 – Assim ficaram os grupos da Copa Sul-Americana:

GRUPO A
Lanús (ARG)
Montevideo Wanderers (URU)
Metropolitanos (VEN)
Barcelona de Guayaquil (EQU)

GRUPO B
Racing (ARG)
Melgar (PER)
River Plate (URU)
Cuiabá

GRUPO C
Santos
Unión La Calera (CHI)
Banfield (ARG)
Universidad Católica (EQU)

GRUPO D
São Paulo
Jorge Wilstermann (BOL)
Ayacucho (PER)
Everton (CHI)

GRUPO E
Internacional
Independiente Medellín (COL)
9 de Octubre (EQU)
Guaireña (PAR)

GRUPO F
LDU (EQU)
Defensa y Justicia (ARG)
Atlético-GO
Deportes Antofagasta (CHI)

GRUPO G
Independiente (ARG)
Deportivo La Guaira (VEN)
Ceará
General Caballero (PAR)

GRUPO H
Junior Barranquilla (COL)
Oriente Petrolero (BOL)
Unión Santa Fe (ARG)
Fluminense


12h34 – O único grupo sem times brasileiros é o A, que tem Lanús (Argentina), Montevideo Wanderers (Uruguai), Metropolitanos (Venezuela) e Barcelona de Guayaquil (Equador). Na Sul-Americana, só avança o primeiro colocado de cada grupo às oitavas de final; as outras oito equipes no mata-mata serão os terceiros colocados dos grupos da Libertadores.


12h32 – Completando os grupos de times brasileiros: no F, o Atlético-GO caiu com LDU (Equador), Defensa y Justicia (Argentina) e Antofagasta (Chile). E no G, o Ceará vai enfrentar Independiente (Argentina), Deportivo La Guaira (Venezuela) e General Caballero (Paraguai).


12h31 – Mais grupos de brasileiros definidos: no B, o Cuiabá caiu com Racing (Argentina), Melgar (Peru) e River Plate (Uruguai). Já o Fluminense ficou no grupo H, com Junior Barranquilla (Colômbia), Oriente Petrolero (Bolívia) e Unión Santa Fe (Argentina).


12h30 – No grupo E, o Internacional enfrentará Independiente Medellín (Colômbia), 9 de Octubre (Equador) e Guaireña (Paraguai).


12h29 – No grupo D, o São Paulo terá pela frente Jorge Wilstermann (Bolívia), Ayacucho (Peru) e Everton (Chile).

Continua após a publicidade


12h27 – Agora, os times do pote 4 estão sendo sorteados, fechando os participantes de cada grupo. O grupo C, do Santos, já está definido: os adversários são Unión La Calera (Chile), Banfield (Argentina) e Universidad Católica (Equador).


12h26 – O Ceará caiu no grupo G, com o Independiente, da Argentina, e o Deportivo La Guaira, da Venezuela.


12h25 – Mais um brasileiro sorteado! O Atlético-GO caiu no grupo F, ao lado de LDU, do Equador, e Defensa y Justicia, da Argentina.


12h24 – Mais um adversário do Santos no grupo C: o Banfield, da Argentina. Lembrando que na Sul-Americana, nenhum time pode ficar no mesmo grupo de outra equipe do mesmo país.


12h23 – No grupo D, o Jorge Wilstermann, da Bolívia, vai enfrentar o São Paulo. Já no E, o Independiente de Medellín, da Colômbia, caiu na chave do Internacional.


12h22 – Já conhecemos o primeiro adversário do Santos no grupo C: é o Unión La Calera, do Chile.


12h21 – Completam os cabeças de chave da Sul-Americana a LDU (Equador), no grupo F, o Independiente (Argentina), no grupo G, e o Junior Barranquilla (Colômbia), no H.


12h20 – Os cabeças de chave brasileiros da Sul-Americana já conhecem seus grupos: o Santos está no grupo C, o São Paulo no D, e o Internacional no E.


12h19 – Os grupos da Copa Sul-Americana serão sorteados primeiro. O cabeça de chave do grupo A é o Lanús, da Argentina; no grupo B, é o Racing, também da Argentina.


12h15 – Após o discurso do presidente da Conmebol, vai começar o sorteio! Os 32 times classificados serão divididos em oito grupos. Dois times do mesmo país não podem cair no mesmo grupo – com exceção dos quatro times que vieram da pré-Libertadores. São eles: Olimpia (Paraguai), Estudiantes (Argentina), The Strongest (Bolívia) e América-MG (Brasil).


12h08 – O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, anuncia os prêmios para o campeão de cada competição: 30 milhões de dólares (142 milhões de reais, na cotação atual) para quem vencer a Libertadores, e 12 milhões de dólares (57 milhões de reais) para quem levar a Sul-Americana.


12h05 – Dos oito times brasileiros na Libertadores, quatro estão no pote 1, que contém os cabeças de chave: PalmeirasFlamengoAtlético-MGAthletico-PR.

No pote 2 está o Corinthians, no pote 3 está o Red Bull Bragantino, e no pote 4 estão FortalezaAmérica-MG. Os potes foram divididos de acordo com o ranking de clubes da Conmebol.


12h01 – Começa a cerimônia do sorteio da Libertadores e da Sul-Americana em Luque, no Paraguai, sede da Conmebol.


11h53 – Há diversos clubes brasileiros envolvidos nas disputas: o atual campeão Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Athletico-PR, Corinthians, Red Bull Bragantino, Fortaleza e América-MG na Libertadores, e Santos, São Paulo, Internacional, Atlético-GO, Ceará, Cuiabá e Fluminense na Sul-Americana. 


11h50
Bom dia! Em breve, a partir das 12h (de Brasília), serão realizados nesta sexta-feira, 25, o sorteio das fases de grupos da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana de 2022, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. PLACAR acompanhará tudo, minuto a minuto.


Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!

Os sorteio serão transmitidos pela ESPN, em TV fechada, Star+ via streaming, e pelo SBT, via site, Facebook e YouTube. A Conmebol também fará a transmissão em suas redes. 

Os potes de ambas as competições já estão definidos. Pela Libertadores, o atual campeão, o Palmeiras foi colocado automaticamente como o cabeça de chave do grupo A. Os outros sete, que compõem o pote 1 ao lado do Verdão, foram definidos pelo ranking da Conmebol. São eles: River Plate, Boca Juniors, Flamengo, Nacional, Peñarol, Atlético-MG e Athletico-PR.

Cada grupo terá um time de cada pote, sendo que equipes do mesmo país não podem cair no mesmo grupo. As exceções são os quatro clubes que vieram classificados da pré-Libertadores: Olimpia (Paraguai), Estudiantes (Argentina), The Strongest (Bolívia) e América-MG (Brasil). Esses times estão no pote 4 e podem ficar na mesma chave de equipes de seus países.

A final da Libertadores 2022 será disputada no dia 29 de outubro de 2022, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador.

Confira os potes do sorteio da Libertadores e o ranking da Conmebol de cada clube:

Pote 1 (cabeças de chave)

Palmeiras-BRA (2º, atual campeão)
River Plate-ARG (1º)
Boca Juniors-ARG (3º)
Flamengo-BRA (4º)
Nacional-URU (6º)
Peñarol-URU (7º)
Atlético Mineiro-BRA (11º)
Athletico Paranaense-BRA (12º)

Pote 2

Cerro Porteño-PAR (15º)
Libertad-PAR (16º)
Independiente del Valle-EQU (21º)
Universidad Católica-CHI (26º)
Emelec-EQU (28º)
Corinthians-BRA (29º)
Colo-Colo-CHI (32º)
Vélez Sarsfield-ARG (33º)

Pote 3

Sporting Cristal-PER (35º)
Deportivo Cali-COL (44º)
Red Bull Bragantino-BRA (45º)
Deportivo Táchira-VEN (46º)
Alianza Lima-PER (54º)
Tolima-COL (60º)
Colón-ARG (64º)
Caracas-VEN (67º)

Pote 4

Always Ready-BOL (86º)
Talleres-ARG (105º)
Independiente Petrolero-BOL (178º)
Fortaleza-BRA (229º)
Olimpia-PAR (14º)*
Estudiantes-ARG (34º)*
The Strongest-BOL (40º)*
América Mineiro-BRA (sem ranking)*

*Times que vieram da pré-Libertadores foram automaticamente para o pote 4

Potes da Sul-Americana

Pela segunda competição mais importante do continente, cuja última final também foi entre brasileiros (o Athletico-PR, campeão em 2018, faturou o bi diante do Red Bull Bragantino), novamente há clubes do país entre os principais candidatos.

Os clubes desclassificados na terceira fase preliminar da Libertadores, como o Fluminense, ocupam o pote 4. A final da competição acontece em 1º de outubro de 2022, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

Pote 1

Santos (BRA)
Independiente (ARG)
São Paulo (BRA)
Internacional (BRA)
Racing (ARG)
LDU (EQU)
Lanús (ARG)
Junior Barranquilla (COL)

Pote 2

Defensa y Justicia (ARG)
Jorge Wilstermann (BOL)
Independiente Medellín (COL)
Melgar (PER)
Montevideo Wanderers (URU)
Oriente Petrolero (BOL)
La Guaira (VEN)
Unión La Calera (CHI)

Pote 3

River Plate (URU)
Atlético-GO (BRA)
Ceará (BRA)
Banfield (ARG)
Metropolitanos (VEN)
Unión de Santa Fé (ARG)
Ayacucho (PER)
9 de Octubre (EQU)

Pote 4

Antofagasta (CHI)
Guaireña (PAR)
Cuiabá (BRA)
General Caballero (PAR)
Fluminense (BRA)
Everton (CHI)
Universidad Católica (CHI)
Barcelona (EQU)

Ainda não assina Star+?! Clique aqui para se inscrever e ter acesso a jogos ao vivo, séries originais e programas exclusivos da ESPN!

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Impressa + Digital no App

a partir de R$ 12,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital no App

a partir de R$ 9,90/mês