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Pirelli promete explicações após problemas em Silverstone

Pelo menos cinco pilotos – entre eles, o brasileiro Felipe Massa – tiveram seus desempenhos prejudicados em função do desgaste excessivo dos pneus

Por Da Redação Atualizado em 7 out 2021, 09h39 - Publicado em 30 jun 2013, 16h46

Questionada em algumas oportunidades durante a temporada 2013 da Fórmula 1, a Pirelli voltou a se tornar alvo de descontentamento dos pilotos e equipes neste domingo, durante o GP da Inglaterra, em Silverstone, vencido pelo alemão Nico Rosberg, da Mercedes. Na ocasião, os compostos da fornecedora atrapalharam o desempenho de pelo menos cinco competidores durante a oitava etapa do Mundial. Segundo a companhia, é muito cedo para apontar a causa dos problemas recorrentes durante a prova – que serão investigados nos próximos dias.

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“Houve obviamente algumas falhas com pneus traseiros esquerdos que não tivemos antes”, admitiu Paul Hembery, diretor esportivo da Pirelli, que depois acrescentou: “Estamos tratando muito seriamente essa situação e estamos investigando todos os pneus para determinar a causa o mais rápido possível, antes do próximo GP, na Alemanha”.

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Três pilotos apresentaram o problema relatado por Hembery no início da corrida: Lewis Hamilton, da Mercedes, Felipe Massa, da Ferrari, e Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso. Sergio Pérez, da McLaren, foi outro piloto prejudicado por falha do pneu e acabou abandonando a corrida, assim como ocorreu com Vergne.

Hembery ainda garantiu que o novo processo de colagem do pneu, introduzido pela fornecedora a partir da corrida em Silverstone, não foi a causa para as falhas exibidas pelos compostos neste domingo. “Pode haver alguns aspectos deste circuito que impactaram especificamente sobre a versão mais recente dos nossos pneus de 2013, mas neste momento não quero especular e agora iremos reunir todas evidências para descobrir o que aconteceu e, em seguida, dar os próximos passos apropriados que deverão ser necessários”, completou.

A sequência nas falhas fez a Pirelli admitir abrir uma investigação para apurar as razões do problema anormal de seus pneus, projetando um esclarecimento rápido da situação visando a disputa do GP da Alemanha, no próximo domingo, em Nurburgring.

No último dia 21, após julgamento realizado pelo tribunal da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a Pirelli e a Mercedes foram apenas repreendidas pela entidade depois de a equipe alemã ter realizado testes privados de pneus entre os dias 15 e 17 de maio, no circuito de Barcelona. A escuderia e a empresa foram julgadas após protestos apresentados por Ferrari e Red Bull, que souberam da realização dos testes apenas no dia do último GP de Mônaco, vencido por Nico Rosberg, justamente da Mercedes.

Antes deste episódio, a Pirelli foi alvo do descontentamento dos pilotos por causa do desgaste excessivo dos seus compostos durante outras provas desta temporada da Fórmula 1, fato que vinha provocando um número exagerado de pit stops.

(Com Estadão Conteúdo)

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