Clique e receba em casa a partir de R$ 14,90/mês

Mineiros são cabeças-de-chave no sorteio da Libertadores

Conmebol define grupos da competição na noite desta quinta-feira, no Paraguai

Por Da Redação Atualizado em 7 out 2021, 00h34 - Publicado em 12 dez 2013, 07h05

“Todos conhecem o alto nível esportivo deste torneio, mas o fator econômico também é muito importante”, disse o porta-voz da Conmebol

Não haverá Fernanda Lima no palco, autoridades estrangeiras na plateia nem teoria da conspiração sobre a montagem dos grupos. Ainda assim, milhões de torcedores no Brasil contam as horas para outro sorteio muito aguardado: o das chaves da Copa Libertadores 2014. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) vai definir os grupos do principal torneio do continente nesta quinta-feira, no Paraguai. Pela primeira vez na história, a competição mais importante das Américas terá Atlético-MG e Cruzeiro disputando a mesma edição. Os maiores rivais de Minas Gerais, aliás, serão os cabeças de chave do Brasil – o que significa que um esperado encontro entre os velhos inimigos só poderá acontecer a partir do mata-mata, e não na primeira fase.

Além de Atlético-MG e Cruzeiro, os demais cabeças de chave da Libertadores são Vélez Sarsfield e Newell’s Old Boys (Argentina), Cerro Porteño (Paraguai), Peñarol (Uruguai), Bolívar (Bolívia) e Uniõn Española (Chile). Além de Atlético-MG e Cruzeiro, o Brasil será representado na Libertadores por Flamengo, campeão da Copa do Brasil, e Grêmio e Atlético-PR, que garantiram vaga pelo Campeonato Brasileiro. O Botafogo aguardava a final da Copa Sul-Americana, entre Lanús e Ponte Preta, para saber se voltaria a jogar a Libertadores. Como o time argentino venceu, a equipe carioca ficou com a vaga e está confirmada na competição (mas terá de disputar a fase que ficou conhecida como pré-Libertadores, anterior à fase de grupos).

A Conmebol promete uma edição especial do torneio em 2014, ano de Copa do Mundo no Brasil. A premiação concedida aos participantes deverá aumentar. Com 38 equipes classificadas, a Libertadores chega à sua 55ª edição. O sorteio começa às 22 horas (de Brasília) desta quinta e acontece na sede da Conmebol, nos arredores de Assunção. Representantes de todas as equipes que disputarão a competição acompanham a montagem das chaves. “Todos conhecem o alto nível esportivo deste torneio, mas o fator econômico também é muito importante”, disse o porta-voz da Conmebol, Néstor Benítez, sobre o aumento dos valores repassados aos clubes. O porta-voz não revelou, porém, as cifras envolvidas no torneio do ano que vem.

(Com agências Gazeta Press e France Presse)

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade
Publicidade