CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 14,90/MÊS

Jogos de Tóquio: COI anuncia alteração no lema olímpico e prega união

Mote passa a ser “Mais rápido, mais alto, mais forte – juntos”, informou o presidente da entidade, Thomas Bach, horas antes do início da competição

Por Da Redação Atualizado em 23 set 2021, 18h44 - Publicado em 20 jul 2021, 08h18

Horas antes da estreia dos Jogos Olímpicos de Tóquio com uma partida de softbol em Fukushima, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta terça-feira, 20, a alteração de seu lema “Mais rápido, mais alto, mais forte” para incluir a palavra “juntos” no final. Trata-se de mais uma demonstração de que a entidade pretende fazer do evento no Japão um símbolo de reconstrução em meio à pandemia do novo coronavírus. 

“Temos de adaptar o lema aos nossos tempos”, disse o presidente Thomas Bach em reunião após a aprovação de uma emenda à Carta Olímpica, de acordo com a agência Reuters. O lema original,  Citius, Altius, Fortius, em latim, foi adotado pelo fundador dos jogos modernos, Pierre De Coubertin, no fim do século XIX. O lema agora será “Mais rápido, mais alto, mais forte – juntos” (Citius, Altius, Fortius – Communis, na versão latina).

“O esforço colaborativo está trazendo resultados melhores e mais rápidos do que trabalhar individualmente”, acrescentou Bach. “Este é um marco em nosso desenvolvimento e envia um sinal claro. Queremos colocar um foco especial na solidariedade. ” A cerimônia de abertura da 32ª edição dos Jogos, a primeira sem a presença de público, acontece na próxima sexta-feira, 23, às 8h (de Brasília).

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade