Clique e receba em casa a partir de R$ 14,90/mês

Ídolo chinês do atletismo, Liu Xiang se aposenta

Primeiro campeão olímpico da modalidade do país afirma que lesões no tendão de Aquiles o impedem de competir

Por Da Redação Atualizado em 29 set 2021, 21h22 - Publicado em 7 abr 2015, 10h32

Liu Xiang, o atleta chinês mais consagrado da história do país, anunciou a aposentadoria nesta terça-feira, após uma sequência de lesões no tendão de Aquiles do pé direito que o impediram de competir em alto nível nos últimos anos. Primeiro campeão olímpico de atletismo da China, nos 110 metros com barreiras, em Atenas, em 2004, Liu anunciou a decisão pela rede social Weibo, o equivalente ao Twitter chinês.

Com a aposentadoria, Liu Xiang, que completará 32 anos em julho, não competirá nos campeonatos mundiais de atletismo que começarão em Pequim em agosto. O atleta já havia declarado há dois meses que sua participação era improvável.

Por causa dos problemas com lesões, Liu Xiang não pôde defender o título nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Em Londres, em 2012, o atleta se lesionou na primeira prova ao cair na pista após a primeira barreira.

Informações divulgadas pela agência estatal chinesa Xinhua afirmam que Liu Xiang teria esperado até agora para anunciar a aposentadoria porque alguns contratos de patrocínio assinados após a conquista do ouro olímpico em 2004 expiravam no fim de 2014, e o atleta seria penalizado caso encerrasse a carreira antes.

Na mensagem em que anunciou a aposentadoria, Liu Xiang não mencionou essa questão, mas se limitou a agradecer o apoio dos fãs, aos quais atribuiu boa parte de suas conquistas. O chinês também disse que pretende continuar a trabalhar no âmbito esportivo.

O treinador Sun Haiping defendeu o atleta ao dizer que “Liu Xiang estava sendo observado havia um longo tempo”, de modo que a equipe estivesse certa “que sua lesão não o deixaria suportar mais competições” de alto nível.

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade
Publicidade