Clique e receba em casa a partir de R$ 14,90/mês

Etios larga na frente do HB20 na briga dos novos compactos

Modelo da Toyota já está nas lojas. E a Chevrolet apresenta o Onix no dia 21

Por Marcelo Goto Atualizado em 8 out 2021, 09h35 - Publicado em 1 out 2012, 18h15

O mercado de carros compactos entrou em ebulição por causa de dois modelos: o Toyota Etios e o Hyundai HB20. Lançados quase simultaneamente há duas semanas, ambos os modelos mexeram em um segmento que não via novidades há muito tempo – a última foi o Nissan March, montado no México e lançado no fim do ano passado. E nessa corrida atrás de clientes ávidos para gastar – antes do fim do desconto do IPI, prorrogado para o fim deste mês -, o Etios saiu na frente da concorrência. As vendas do compacto da Toyota começaram na última quinta-feira, mas, dependendo da versão, não há unidades para pronta entrega. Em algumas revendas da capital paulista, a opção básica do hatch, tabelada em 29.990 reais e equipada com motor 1.3 16V flex, airbag duplo e rodas de aço de 14 polegadas, sequer era oferecida. “Nenhuma concessionária de São Paulo tem esse carro”, chegou a afirmar um vendedor.

Leia também:

Hyundai HB20 terá nove versões: de 32.000 a 48.000 reais

Chevrolet Onix e Hyundai HB20: eles querem desbancar o Gol

As últimas notícias sobre lançamentos, test drive, recall e mercado

O HB20 estrela massiva campanha publicitária na tevê a na internet desde meados de setembro. Mas se alguém quiser ver o carro de perto, terá de esperar até o dia 10, data de seu lançamento “ao público”. Não há unidades do HB20 para test-drive e apenas algumas lojas têm algum modelo em exposição no showroom.

De acordo com a Hyundai, o HB20 será vendido em 150 concessionárias exclusivas identificadas por um pórtico pintado de azul. A rede CAOA, representante oficial da Hyundai no país, vai vender o HB20 em 30 pontos de venda, mas segue seu foco nos importados. O preço da versão de entrada do HB20, 1.0 Comfort, parte de 31.995 reais, com ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, computador de bordo, entre outros itens de série. Assim como o Etios, o Hyundai é fabricado no interior do estado de São Paulo. O Toyota vem com três anos de garantia e o HB20, cinco.

Projeção do novo Chevrolet Onix
Projeção do novo Chevrolet Onix VEJA

Onix – E vem mais novidade. No próximo dia 21, véspera da abertura do Salão do Automóvel de São Paulo, a concorrência aumenta com a chegada do Chevrolet Onix. Detalhes e preço ainda são mantidos em segredo, mas é quase certo que a tabela deva partir da casa dos 30.000 reais, referência de preço do segmento.

O Onix será produzido na fábrica da GM do Brasil de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Entre os atrativos do modelo estão o sistema multimídia MyLink, que oferece conectividade para dispositivos Bluetooth e tela de LCD sensível ao toque, e câmbio automático de seis marchas, item inédito entre modelos compactos. A alavanca é a mesma utilizada em carros de médio porte da GM, como o Cruze, o Cruze Sport6 e o Sonic.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade
Publicidade