ASSINE PLACAR DIGITAL NO APP POR APENAS R$ 6,90/MÊS

‘Corinthians inglês’ é recebido com festa na chegada a SP

Corinthian-Casuals, time da oitava divisão inglesa que inspirou o nascimento do clube paulista em 1910, fará amistoso neste sábado, no Itaquerão

Por Da Redação Atualizado em 29 set 2021, 22h52 - Publicado em 19 jan 2015, 10h38

Encanador, policial, pedreiro, decorador, professor e vendedor. Assim está escalada parte do time de atletas amadores do Corinthian-Casuals, clube inglês que chegou na noite deste domingo a São Paulo, onde enfrentará o Corinthians, no sábado, no Itaquerão. O amistoso comemorativo será um reencontro do time paulista com a equipe que inspirou o seu nascimento em 1910. Na ocasião, cinco operários, maravilhados com os jogadores ingleses que excursionavam pelo Brasil, fundaram o Corinthians no Bairro do Bom Retiro e o batizaram em homenagem à equipe de Londres.

O jogo de sábado será o encerramento da pré-temporada para a equipe de Tite. Para os ingleses, significará o fim de uma pendência que dura desde 1914. Na ocasião, o Corinthian-Casuals estava no Brasil para um confronto contra o time brasileiro, mas dias antes cancelou a partida ao saber do início da Primeira Guerra Mundial. Muitos dos jogadores da equipe morreram durante o conflito.

​”Temos de nos orgulhar dessa história e da nossa ligação com o Corinthians. A nossa estadia vai compensar as longas horas de viagem com uma experiência que vale mais do que qualquer salário, mesmo para amadores como nós”, disse o diretor comercial (e atacante nas horas vagas) Chris Watney.

Antes do aguardado reencontro, os atletas ingleses cumprirão uma extensa programação histórica e cultural para compreender a importância do futebol no Brasil e a participação de seus compatriotas neste processo. O elenco fará visitas ao memorial do Parque São Jorge e ao Museu do Futebol, além de conhecer a sede do Fluminense, no Rio de Janeiro, e o São Paulo Athletic Club, o primeiro clube a se sagrar campeão paulista.

Leia também:

Corinthians e Fluminense perdem para alemães nos EUA

Atletas do Corinthians curtem NBA nos Estados Unidos

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Libertadores: Corinthians vai estrear contra o Once Caldas

Jogadores do Corinthian-Casuals carregam bandeira do Corinthians em Guarulhos
Jogadores do Corinthian-Casuals carregam bandeira do Corinthians em Guarulhos VEJA

Sediado no subúrbio de Londres, o Corinthian-Casuals disputa a oitava divisão da Inglaterra e com frequência recebe em seu humilde estádio, o King George’s Field, torcedores do clube paulista. Essas visitas já ajudam os jogadores a compreender melhor o fanatismo dos corintianos. “Eu sempre conto para o time o que vivi em 2001, quando visitei São Paulo. Os jogadores não acreditam no quanto fomos bem recebidos”, contou Watney. A visita de 2001 foi o último encontro entre os dois Corinthians: um jogo entre os ingleses e uma equipe sub-21 corintiana marcou a data.

Até hoje, o jogo mais marcante ocorreu em 1988, entre os ingleses e um time de veteranos do Corinthians. O ídolo Sócrates atuou pelas duas equipes. Uma foto do craque com a camisa rosa e marrom até hoje é motivo de grande orgulho para os londrinos, mas desde 1913 os clubes não se enfrentam com suas formações principais.

Recepção – Os ingleses desembarcaram em São Paulo cheios de ansiedade para mostrar um pouco de seu espírito amador. “Na última temporada, tivemos no mesmo time um policial e um ex-presidiário. Dentro de campo, eles se ajudaram. É esse o espírito do Corinthian-Casuals”, comentou o diretor. No Aeroporto de Guarulhos, os ingleses foram recepcionados por dezenas de torcedores do Corinthians.

“Realmente, não tínhamos ideia do que é a torcida do Corinthians. Haviam nos alertado, mas só tivemos ideia quando saímos com as nossas malas e vimos todo o mundo cantando e se juntando a nós”, comentou Matt Howard, técnico do Casuals. O mais festejado entre os ingleses era o atacante Jamie Byatt, destaque do Casuals, que costuma exibir uma camiseta com o símbolo do Corinthians brasileiro para comemorar os seus gols na Inglaterra. “Isso é fantástico, brilhante. Não tenho palavras para descrever. É muito especial ver tantos torcedores assim”, afirmou Byatt.

Post by Corinthian-Casuals Football Club.

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade