ASSINE PLACAR DIGITAL NO APP POR APENAS R$ 6,90/MÊS

Completo, Grêmio recebe o Bahia pensando em subir na tabela

O técnico Vanderlei Luxemburgo pode se dizer um privilegiado. Neste final de semana, será um dos raríssimos treinadores do Campeonato Brasileiro que poderá colocar seu time titular completo em campo. À exceção do lateral Júlio César, que só volta em outubro e nem atuou no Brasileirão ainda, o Grêmio vai com força máxima para enfrentar […]

Por Da Redação Atualizado em 8 out 2021, 17h50 - Publicado em 4 ago 2012, 20h03

O técnico Vanderlei Luxemburgo pode se dizer um privilegiado. Neste final de semana, será um dos raríssimos treinadores do Campeonato Brasileiro que poderá colocar seu time titular completo em campo. À exceção do lateral Júlio César, que só volta em outubro e nem atuou no Brasileirão ainda, o Grêmio vai com força máxima para enfrentar o Bahia, neste domingo, no Estádio Olímpico.

A partida marcará o reencontro do técnico Caio Júnior com o Grêmio. Demitido do Tricolor Gaúcho no começo do ano, após oito jogos no comando gremista, o agora treinador do Bahia tem problemas para escalar sua equipe. Dois dos principais jogadores da equipe não viajarão a Porto Alegre: o meia Gabriel, com um estiramento na coxa, e o centroavante Souza.

Ao menos, Caio também ganhará reforços. Para o lugar de Gabriel, Mancini é opção. Ele não atuou na partida contra o São Paulo, quarta, pela Copa Sul-americana, mas estará à disposição neste domingo. Para a vaga de Souza, Ciro deve compor o ataque, embora seja um jogador de características bem diferentes. O volante Fabinho é outro que não atuou contra o Tricolor Paulista, mas tem retorno previsto ao time.

O lateral esquerdo Ávine, que deve começar a partida, cobrou publicamente do grupo após a derrota para o São Paulo: ‘Como estou há bastante tempo no clube, me sinto à vontade para cobrar. Nossa equipe não está se encontrando em alguns momentos. Quando entramos com displicência, como contra o São Paulo, acontece o que aconteceu. Todos nós temos culpa e precisamos reconhecer que não jogamos nada’, disparou.

Curiosamente, o Bahia vinha ensaiando uma boa fase até a derrota de quarta-feira. No Campeonato Brasileiro, a equipe não perde há três jogos. Desde os 4 a 0 sofridos para o Fluminense, o time obteve uma vitória, contra o Palmeiras, e dois empates, com Coritiba e Corinthians. Mesmo assim, está na zona de rebaixamento, com 12 pontos.A situação do Grêmio é bem diferente. Com 24 pontos, o time gaúcho quer vencer a partida para ultrapassar o Fluminense, que tem 26. Para isso, precisaria vencer o jogo de domingo e torcer por derrota dos cariocas para o Coxa. A derrota do último sábado, justamente para a equipe paranaense, interrompeu uma sequência de quatro vitórias do time na competição, mas não desfez a boa fase do time, que abriu vantagem sobre o Coritiba na Copa Sul-americana, na última terça.

Zé Roberto e Marcelo Moreno, que foram os desfalques neste último jogo, treinaram normalmente e estão à disposição. O argentino Facundo Bertoglio, que já teve seu nome publicado no BID, ainda não fará sua reestreia neste domingo, como estava previsto. Devido ao tempo de parada no Dínamo de Kiev, passará por um recondicionamento físico e só volta no fim do mês. Em compensação, Leandro deve voltar a ser opção para o segundo tempo.

O objetivo do Grêmio é terminar o primeiro turno entre os quatro primeiros, para arrancar em busca do título na segunda etapa da competição. Para isso, Luxemburgo projeta encerrar a metade do campeonato com 36 pontos. Atualmente com 24, sua equipe precisaria de mais 12 nos seis jogos restantes. São três em casa (Bahia, Portuguesa e Figueirense) e três fora (Ponte Preta, São Paulo e Internacional), o que significa que o objetivo passa por um triunfo diante do Tricolor Baiano.

Grêmio e Bahia já se enfrentaram duas vezes nesta temporada, nas quartas de final da Copa do Brasil. Foram duas vitórias gaúchas: 2 a 1 em Salvador e 2 a 0 em Porto Alegre.

FICHA TÉCNICA

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

GRÊMIO X BAHIA

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Data: 05 de agosto de 2012, domingo

Horário: 16 horas (de Brasília)

Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE)

Assistentes: Clériston Cley Barreto Rios (SE) e Ivaney Alves de Lima (SE)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edilson, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

BAHIA: Marcelo Lomba; Gil, Danny Morais, Titi e Ávine; Fahel, Diones, Fabinho e Mancini; Ciro e Júnior

Técnico: Caio Júnior

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade