ASSINE PLACAR DIGITAL NO APP POR APENAS R$ 6,90/MÊS

Brasil recebe convite e vai jogar o Mundial de Basquete

Equipe masculina, que nunca ficou de fora do torneio, não havia garantido participação neste ano pelo campeonato classificatório

Por Da Redação Atualizado em 6 out 2021, 22h51 - Publicado em 1 fev 2014, 10h49

A Federação Internacional de Basquetebol (Fiba) anunciou neste sábado que o Brasil foi uma das quatro seleções agraciadas com um convite para participar do Mundial Masculino de Basquete, após fracassar na tentativa de garantir presença através da fase classificatória. Finlândia, Grécia e Turquia receberam as outras vagas da entidade.

Com a definição das equipes convidadas, o Mundial de Basquete, marcado para a Espanha, tem todos os seus 24 participantes definidos. São eles: Angola, Argentina, Austrália, Brasil, Croácia, República Dominicana, Egito, Finlândia, França, Grécia, Irã, Coreia do Sul, Lituânia, México, Nova Zelândia, Filipinas, Porto Rico, Senegal, Sérvia, Eslovênia, Espanha, Turquia, Ucrânia e Estados Unidos.

Leia também:

Brasil pede convite para ir ao Mundial na Espanha

Brasil tem 14 concorrentes por vaga no Mundial

Campanha fraca – No ano passado, a seleção brasileira fez campanha fraca na Copa América, foi eliminada precocemente e não obteve a classificação para o Mundial, deixando a sua participação no torneio dependendo da definição dos convites. Os interessados em conquistar uma vaga no Mundial tinham que realizar uma contribuição financeira para a Fiba, o que provocou a desistência de alguns países, como a Itália e a Alemanha. Décimo colocado no ranking, o Brasil aceitou a exigência e agora foi convidado para participar do torneio, que venceu duas vezes, em 1959 e 1963.

Além do Brasil, a Fiba optou por duas seleções europeias bem ranqueadas – Grécia e Turquia ocupam o quinto e o sétimo lugar, respectivamente – e pela Finlândia, apenas a 39ª colocada. Assim, acabaram ficando de fora países tradicionais, como a Rússia e a China.

O Mundial de Basquete, na Espanha, será disputado entre os dias 30 de agosto e 14 de setembro. O sorteio das chaves do torneio será realizado na próxima segunda-feira, em Barcelona.

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade