ASSINE PLACAR DIGITAL NO APP POR APENAS R$ 6,90/MÊS
Entorta-Varal

Torino lança camisa verde para goleiros em homenagem a Chapecoense

Também vítima de acidente aéreo, em 1949, clube italiano idealizou nova camisa em tributo aos brasileiros pela tragédia na Colômbia que completa cinco anos

Por Da Redação Atualizado em 23 set 2021, 14h17 - Publicado em 23 jul 2021, 13h12

O Torino, clube que disputa a primeira divisão da Itália, lançou nesta sexta-feira, 23, uma camisa em homenagem a Chapecoense. Tradicionalmente com as cores grená e branco, a equipe contará com uma peça em tons de verde, cor predominante dos catarinenses, que será utilizada pelos goleiros na temporada 2021/2022.

Assine a revista digital no app por apenas R$ 8,90/mês

Na gola camisa há dois registros: a hashtag “#ForçaChape”, termo viralizado nas redes sociais logo após a trágica queda do avião que levava a delegação da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana, e que deixou 71 mortos, em 29 de novembro de 2016, além da frase em italiano “uniti dal destino” (unidos pelo destino, em tradução).

Os dois clubes estão intimamente ligados por tragédias. A do Torino ocorreu em 4 de maio de 1949, quando o avião que retornava com a delegação de uma partida em Lisboa, prejudicado por um nevoeiro, chocou-se com o campanário da Basílica de Superga, em Turim. Todas as 42 pessoas morreram.

No caso da Chape, seis pessoas foram resgatadas com vida. Entre elas, os jogadores Alan Ruschel, atualmente no América-MG, o goleiro Jakson Follmann, que teve uma perna amputada e hoje se dedica a carreira musical, e o zagueiro Neto, atualmente superintendente de futebol da Chapecoense.

Essa não é a primeira homenagem do Torino aos brasileiros. Em 2017, a equipe utilizou um uniforme todo verde em partida contra o Atalanta, em 2 de dezembro, pela 15ª rodada do Campeonato Italiano. O jogo terminou empatado em 1 a 1. As camisas, posteriormente, foram vendidas e a verba repassada às famílias das vítimas do acidente.

Em 2018, um confronto amistoso entre os times aconteceu no estádio Olímpico Grande Torino, em Turim. O jogo foi vencido por 2 a 0 pelos italianos.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade