O ex-jogador Sócrates morreu na madrugada deste domingo na cidade de São Paulo em função de infecção generalizada. O ex-craque iniciou a carreira no Botafogo, de Ribeirão Preto, depois se transferiu para o Corinthians, onde se consagrou. Ele ainda defendeu o Flamengo, Santos e Fiorentina. Pela seleção brasileira, ele jogou as Copas do Mundo de 1982 e 1986.
A seguir, relembre um texto sobre Sócrates publicado na edição 1356 da PLACAR, de julho de 2011.
Em janeiro, Sócrates deixou Ribeirão Preto e mudou-se para uma confortável casa no condomínio Alphaville, em São Paulo. O plano é ficar perto de onde as coisas acontecem. “Vim para São Paulo para mexer com este país. Vou incomodar!”, garante ele. Com uma pegada meio socialista, o doutor diz estar se reinventando midiaticamente de olho nas Olimpíadas e na Copa de 2014. Projetos não faltam. O primeiro se chama Brasil + Brasileiro, um programa de entrevistas que estreia no dia 13 deste mês no Canal Brasil. Magrão quer aproveitar a experiência que tem como entrevistador (ele já teve um programa numa TV comunitária de Ribeirão Preto) para bater papo com brasileiros ilustres. “Já fizemos o primeiro pacote de entrevistas, entre elas: Zeca Baleiro [que compôs a música tema do programa], Xico Sá, Marcelo Rubens Paiva e Zico.”
Sócrates já vai ao ar toda semana no Cartão Verde, programa de futebol na TV Cultura, mas a ideia agora é falar sobre outros assuntos. Junto
ao cineasta Hugo Giorgetti (do filme Boleiros), ele prepara ainda outro programa de TV. “Quero mostrar o Brasil para o mundo. Vou acompanhar o que ocorrerá no país até a Copa e acabar com o estereótipo que se tem do brasileiro”, diz.
Para completar o pacote, o ex-jogador também está lançando o personagem Doutorzinho, que deverá estampar produtos e materiais escolares. “Ele virá sempre acompanhado de mensagens educacionais, que usarei nas faixas de cabelo, como fiz na Copa de 86.” Enquanto isso, boatos de que o treinará a seleção de Cuba correm nos bastidores do futebol. Sócrates nega. “Se for para colaborar na montagem de um projeto, estou disposto a participar. Mas teria de ser a distância, pois o meu compromisso é com o Brasil.” Mas, afinal, qual a profissão atual do Magrão? “Minha profissão é a de… louco! Hoje, os jogadores de futebol pouco se mostram. Isso é pura frescura! Estamos falando de arte, pô!”
Doutores da alegria
Enquanto aguardamos a invasão socrática, o próprio Magrão comenta algumas de suas imagens clássicas na PLACAR
Abril de 1984
O DIA DO FICO DO REI CORINTIANO
“Esta foto é fantástica! Foi depois do discurso das Diretas [no Vale do Anhangabaú, ele garantiu às 2 milhões de pessoas presentes que ficaria no país se a emenda das eleições diretas fosse aprovada]. Pô, cheguei na PLACAR e o Pedrão [Martinelli] me falou assim: ‘Você vai ser Dom Pedro I’. [risos] Tudo mundo falava em transferência para o exterior, e eu queria ficar em casa, no meu país. Quando soubemos que a emenda não havia passado, foi horrível. Por isso que eu resolvi me mandar [para a Itália, jogar na Fiorentina]. Eu não queria ir”.
Junho de 1983
COMO VEMOS NOSSOS ÍDOLOS
“Remete à escultura O Pensador, do [Auguste] Rodin! É dificílimo um jogador de futebol brasileiro ser visto como pensador. Na verdade eu sou um curioso. Leio muito, me meto em um monte de assuntos. Nessa época, por exemplo, eu estava produzindo teatro — uma peça chamada Perfume de Camélia.”
Dezembro de 1980
ESTES VOVÔS JÁ FORAM CRAQUES
“A matéria tentava imaginar como eu estaria anos depois [em 2004]. acho que estou um pouquinho melhor [risos]. Era uma especulação interessante sobre um tema recorrente: o esportista que tem de parar ainda jovem. Ainda vou voltar para a medicina. Gosto muito de fazer diagnóstico.”
Outubro de 1982
SE EU FOSSE GOVERNADOR
“Foi uma época histórica: democracia corintiana, a primeira vez que a minha geração estava elegendo um governador… Placar pediu que eu fizesse uma plataforma simplificada de governo, e eu disse: ‘Pode deixar que eu escrevo!’ Tem tudo a ver ainda! Não mudou nada.”
Janeiro de 1984
NOSSOS ÍDOLOS APOSTAM 1984
“Desta aqui eu não lembro. Willian, Isabel e a Hortência… não sei o que era, não. Não sei qual era a razão da foto.”







Doutor, pode parecer clichê, mas obrigado pelo que fez pelo Coringão e pelo futebol Brasileiro no todo.
Para todo o Sempre. Sócrates!!
o mundo da bola perdeu um grande boleiro,mas sua participação foi ativa tanto no futebol como na politica ,valeu dr,socrates.
Coitado de socrates, um caro novo, onde a medicina do melhor hospital do brasil não soube tratar uma simples septcemia de 6 horas.