No último domingo, foi realizada a entrega do Troféu Brasil Rugby, evento promovido pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). Os melhores atletas da categoria foram premiados, na cerimônia realizada na cidade de São Paulo. Aproveitando a ocasião, a CBRu aproveitou para traçar suas metas visando promover o crescimento da categoria no Brasil.

Entre os objetivos estão a conquista de uma vaga olímpica e a classificação da seleção masculina para uma Copa do Mundo. Para as mulheres, a meta é vencer um Circuito Mundial de Rugby Sevens. Além disso, o desejo é o de transformar o Brasil em tier 1 – uma das dez melhores seleções do planeta – no ranking mundial de Rugby (IRB). Todos os objetivos são a longo prazo, tomando como parâmetro ano de 2030.

“O vôlei, por exemplo, levou quase 20 anos para chegar onde está e desde que conquistou a primeira medalha olímpica não parou de vencer. Se eles podem, nós também podemos”, declarou Sami Arap Sobrinho, presidente da CBRu.

O presidente também ressaltou as recentes conquistas da modalidade, tanto na parte esportiva quanto pelos profissionais do rúgbi nacional. “O esporte saiu do anonimato para a grande mídia, conquistou a confiança de parceiros e todos os processos ficaram mais transparentes. Detectamos alguns pontos falhos, mas eles serão corrigidos e trabalhados para que se criem melhores condições de prática e para que exista uma manutenção permanente das seleções e clubes. Até 2016 temos uma janela de oportunidade que não podemos perder”, completou Arap.