Placar

Assine!

Retrospectiva 2011: o Brasileiro além da elite

Um resumo do que aconteceu nas Séries B, C e D brasileiras no ano de 2011

Por: Redação PLACAR

3012 lusa campea
Portuguesa comemora título da Série B em 2011; campanha foi a segunda melhor na era dos pontos corridos | Crédito: Foto: Gazeta Press

O futebol brasileiro não é só aquele que vemos na televisão duas vezes por semana. Há muito mais além das vinte equipes que jogam a vida pelo título da Série A ou uma vaga na Libertadores. O Campeonato Brasileiro é dividido, ainda em mais três divisões. E 2011 teve boas surpresas para equipes tradicionais no país.

Série B

A Portuguesa teve a segunda melhor campanha da segunda divisão desde que o torneio passou a ser disputado por pontos corridos, em 2006. Apenas o Corinthians, em 2008, conquistou mais pontos que a Lusa.

Foram 85 pontos conquistados em 38 partidas, com 23 vitórias e 12 empates. Apelidada de 'Barcelusa' pelo torcedor, a equipe marcou nada menos que 82 gols em sua campanha. Sofreu apenas 38.

Além da Portuguesa, o Náutico, a Ponte Preta e o Sport também conquistaram o acesso para a Série A em 2012.

Destaque negativo foi o Duque de Caxias. A equipe do Rio de Janeiro caiu para a Série C com sete rodadas ainda a disputar. A campanha terminou igual à do América-RN na Série A de 2007, quando a equipe potiguar terminou com os mesmos 17 pontos conquistados em 38 rodadas.

Série C

O Joinville ficou com o título ao vencer o CRB nas duas partidas da final. No primeiro jogo, 3 x 1 em Alagoas. No segundo, goleada por 4 x 0 em casa para confirmar a conquista do troféu.

Também subiu para a Série B 2012 o América-RN, que venceu o Paysandu na última rodada da segunda fase e ficou com a segunda vaga no Grupo E. No Grupo F, o Ipatinga garantiu o acesso com duas rodadas de antecedência.

Série D

O grande destaque, mais uma vez, foi o Santa Cruz. A equipe pernambucana garantiu o acesso com a presença de quase 60 mil torcedores no Arruda. Um alívio após dois anos de decepções na última divisão nacional.

Mas não foi apenas o acesso que o Santa Cruz conquistou neste 2011. Além de faturar o Campeonato Pernambucano, o Tricolor disputou a final da Série D. Mas não levou. O título ficou nas mãos do Tupi, equipe de Juiz de Fora-MG.

O Cuiabá-MT e o Oeste-SP também subiram para a Série C em 2012.

Fonte: PLACAR