Placar

Assine!

Fifa reconhece erro no formato do Mundial de Clubes vencido pelo Corinthians

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, admitiu que houve erro na organização do Mundial...

Por: Gazeta Press - Atualizado em

Mundial batti
| Crédito: Foto: Alexandre Battibugli

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, admitiu que houve erro na organização do Mundial de Clubes de 2000, sediado por São Paulo e Rio de Janeiro, e vencido pelo Corinthians. Em um discurso antes do sorteio das chaves da edição de 2010, o dirigente afirmou que o formato da competição precisou ser modificado.

De acordo com Blatter, o problema foi a final, realizada por Timão e Vasco, ter sido disputada por dois clubes do mesmo país.

"Sentimos que algo estava errado e precisávamos de outro formato, pois tivemos o que não poderíamos ter: dois clubes do mesmo país na final. Então tivemos que interromper a competição, por diferentes razões. Nos anos seguintes, houve outros problemas na Fifa", explicou.

Na ocasião, o Corinthians, representante do país por ter sido o campeão brasileiro de 1998, foi o vencedor da chave paulista, em que tinha o Real Madrid como principal adversário. Os vascaínos, representando a América do Sul por terem sido campeões da Libertadores de 98, ganharam o grupo carioca, que tinha o Manchester United como maior potência.

Corinthians e Vasco, então, se enfrentaram na decisão, disputada no estádio do Maracanã. Após empate por 0 x 0 no tempo normal, o time do Parque São Jorge sagrou-se campeão na disputa por pênaltis.

Em seguida, Blatter lembrou que a edição de 2010 será a sétima e contou um pouco da história dos títulos de São Paulo (2005), Internacional (2006), Milan (2007), Manchester United (2008) e Barcelona (2009), destacando que esta é a segunda vez que o torneio é sediado pelos Emirados Árabes.

Fonte: Gazeta Press