Placar

Assine!
Patrocinadores Abril na Copa

Copa 2014

Definidos os 32 classificados para a Copa do Mundo de 2014

Os oito campeões mundiais disputarão o torneio no Brasil, mas Itália, França e Inglaterra não serão cabeças de chave

Por: Redação PLACAR

PLACAR

2013 11 19t213746z 963469507 lr1e9bj1o2ncc rtrmadp 3 soccer world
A França penou, mas classificou-se, garantindo todos os campeões na Copa de 2014 | Crédito: Reuters

A 20ª Copa do Mundo de futebol terá como palco o país mais vitórioso da história da competição. O Brasil terá a histórica oportunidade de vencer o campeonato em casa, suavizando, de alguma maneira, a dor da derrota para o Uruguai na final do Mundial de 1950 - até hoje, e para sempre, a maior derrota da história do futebol brasileiro. Além do Brasil, outras 31 seleções sonharão, a partir de junho do ano que vem, com a conquista da Taça Fifa, já erguida pelos brasileiros Dunga (em 1994) e Cafu (2002). Nesta quarta-feira, foram definidos os útlimos classificados para o certame mundial.

Todos os oito campeões do mundo garantiram vaga para a Copa do Mundo do Brasil. O Brasil se garantiu na condição de país-sede. A Alemanha, a Itália, a Espanha, a Argentina e a Inglaterra também não tiveram problemas para conseguir a classificação. Já o Uruguai e a França precisaram da repescagem para carimbar o passaporte ao Brasil, embora a tensão que envolvesse cada uma das classificações fosse absolutamente distintas: enquanto os uruguaios não tiveram dificuldades para despachar a fraca Jordânia, os franceses obtiveram a vaga de forma heróica, batendo a Ucrânia em casa por 3 x 0 depois de terem perdido o jogo de ida por 2 x 0.

Além destas tradicionais equipes, o México e a Bélgica, outras duas seleções entre as dez com mais participações na Copa, também marcarão presença no Brasil. A ausência mais sentida, por outro lado, será a da Suécia, 11ª entre as mais assíduas na competição, com 11 participações, mas que desde 2006 não disputa o Mundial.

Os belgas, ausentes desde 2002, voltam com moral, assim como os colombianos, que foram quem por mais tempo estiveram fora da competição entre os 31 países que já haviam disputado a Copa em outras ocasiões  - a Bósnia e Herzegovina será a única estreante - e retornam ao torneio depois de 16 anos.

Tanto a Bélgica quanto a Colômbia serão cabeças de chave, assim como a Suíça, desbancando tradicionais campeões, como Itália, França e Inglaterra. Brasil, Espanha, Alemanha, Argentina e Uruguai, no entanto, fazendo jus à tradição, manterão o status de cabeça de chave.

Apesar dos bons resultados destas seleções que despontaram com bons jogadores nos últimos anos (a Bélgica traz Lukaku, Fellaini e Hazard, ao passo que a Colômbia conta com Falcao, Martinez e Rodríguez), os favoritos para a conquista da Copa são Brasil, Espanha, Alemanha e Argentina. Itália, pela tradição, corre por fora.

Confira quais são os 32 classificados para a Copa do Mundo de 2014 e qual será a participação de cada seleção no torneio:

Europa: Alemanha (18ª), Itália (18ª), Espanha (14ª), França (14ª), Inglaterra (14ª), Bélgica (12ª), Rússia (10ª), Holanda (10ª), Suíça (10ª), Portugal (6ª), Croácia (4ª), Grécia (3ª), Bósnia e Herzegovina (1ª)

América do Sul: Brasil (20ª), Argentina (16ª), Uruguai (12ª), Chile (9ª), Colômbia (5ª) e Equador (3ª)

América do Norte, América Central e Caribe: México (15ª), EUA (10ª), Costa Rica (4ª) e Honduras (3ª)

Ásia e Oceania: Coreia do Sul (9ª), Japão (5ª), Irã (4ª) e Austrália (4ª)

África: Camarões (7ª), Nigéria (5ª), Argélia (4ª), Costa do Marfim (3ª), Gana (3ª)