O atacante André, que fez sucesso no primeiro semestre ao lado de Neymar e Ganso, fala de sua adaptação ao futebol ucraniano, da seleção e do Peixe.
Você jogava num time leve e extremamente veloz. Agora está na Ucrânia, onde o jogo é mais pesado. Como está sendo sua adaptação?
Está sendo difícil. Aqui o estilo de jogar é bem diferente. É um futebol com mais força, mais pegada e menos jogado. Não tenho feito tantos jogos, estou me adaptando.
Você é meio magrelo. Tem feito trabalho de fortalecimento muscular?
Não tenho feito nenhum trabalho especial. Eu até ganhei uns quilos, mas continuo a mesma coisa.
O elenco conta com seis brasileiros. Eles têm ajudado você?
Aqui um brasileiro ajuda o outro. Quando eu cheguei, eles me acolheram muito bem e me trataram com carinho.
Sua ideia é construir uma carreira por aí ou migrar para o oeste da Europa?
Claro que desejo ir para um grande centro. Até porque o futebol na Ucrânia não é tão visto. Gostaria de jogar pela Inter de Milão. Tenho uma simpatia pelo clube, sempre jogava com ele no videogame.
Se o Santos te propusesse um empréstimo hoje, você aceitaria?
Acho difícil, pois eu acabei de chegar à Ucrânia e ainda estou me adaptando. Não seria legal voltar agora.
Como foi sua experiência na seleção?
Maravilhosa. O ambiente na seleção é ótimo. Além disso, para quem joga fora do país, é legal porque dá para matar as saudades do Brasil e falar um pouco mais de português. Também temos um ótimo treinador, que é o Mano.
Você acompanhou a saída do Dorival daí? O que achou da situação?
Sim. Achei um pouco chato. O Dorival ganhou dois títulos importantes para o clube em seis meses. Acho que se cada lado tivesse cedido um pouco, isso não precisaria ter acontecido. Mas são coisas do futebol.
André
André Felipe Ribeiro de Souza
Idade: 20 anos
Nascido em: Cabo Frio (RJ)
Peso: 77 kg
Altura: 1,82 m
Posição: atacante
Clubes: Santos (2009-2010) e Dínamo Kiev (desde 2010)
Títulos: Paulistão e Copa do Brasil (2010)
Entrevista originalmente publicada no Jornal PLACAR (edição 212/6/12/2010)


ANDRE VOLTA PORQUE DAQUI VOCE IRÁ PARA OUTRO PAIS A UCRANIA É UMA PIADA, PELO GRANDE FUTEBOL QUE VOCE TEM, AI VOCE IRÁ SIMPLESMENTE SE ACABAR, ESTE TEU EMPRESARIO SÓ PENSOU NO DINHEIRO QUE ELE PODERIA GANHAR, VOLTA E FAZ UM PLANO DE CARREIRA, COMO FEZ O NEYMAR E VOCE VAI GANHAR MAIS QUE AI, E MUDA DE EMPRESARIO,ELES SÓ QUEREM A GRANA E VOCES.
sou santista roxa e é logico que eu prefiro que ele volte..par o futebol que ele apresenta ele ta na ucrnai é uma piada sem um pingo de graça. esses empresarios de hoje em dia é fogo viu…volta andrezinho
andre voltta poor favo vs ta fazendo muiita falta aquii kra
euu te amoo muiitoo .
bom acho q vc as coisas aconteceram muito rapido pra vc assim como com o neymar mas no caso dele ele decidiu ficar vc deveria ter feito o mesmo mas sei q a grana o sucesso e o sonho d joga lá fora fala mais alto ,mas se vc quis assim agora num tem jeito acho q se vc tivesse ficado no santos ganharia mais experiencia pois agora o elano volto o ganso ta melhor graças a deus e vcs juntos iriam arrebentar mesmo com certeza……Mas te desejooo muito sucesso aí nesse time na Ucrania tambem na seleção com certeza e q vc se adapte logo e faça
muitos gols assim como fez no santos e q alegre aí torcida áí no dínamo kieve assim como conseguiu no santos …..E quem sabe um dia vc voltae pro nosso santos e alegrara a mim e toda a nação santista sote pra vc André*-*
Isso André, você tem toda a razão, não é mesmo hora de você voltar para o Santos.
Que você jogue de hoje até o fim de sua carreira no Corinthians, que fique por lá por seculos.
Poupe o Santos de seu futebol parco e sem raça.
Eu nunca pensei que um dia eu fosse dizer isso, mas…
O Willian(do Avai) é 10 vezes melhor que você, pelo menos ele se esforça um pouquinho.
Entenda que você só fez gols porque jogava com Robinho, Ganso e Neymar e com esses 3 juntos no mesmo time até o Tiririca vira artilheiro.
Gostaria de ver novamente o André, jogando no Santastico pois os substituto não rendeu. Abraçosssssss.