Publicidade
Publicidade

Santos 0 x 2 Corinthians: clássico é encerrado com bombas na Vila Belmiro

Time visitante aliviou a crise com gols de Yuri Alberto e João Lucas (contra). Peixe deve sofrer punição do STJD pelas cenas de violência no fim do clássico

O “clássico da crise” entre Santos e Corinthians terminou de forma semelhante ao ocorrido na véspera: com cenas de intimidação e violência. A equipe visitante levou a melhor na Vila Belmiro por 2 a 0, com gols de Yuri Alberto e João Lucas (contra) e aliviou a pressão, no duelo válido pela 11ª rodada do Brasileirão 2023. O jogo desta quarta-feira, 21, porém, nem sequer chegou ao fim: foi encerrado aos 43 do segundo tempo depois que torcedores santistas arremessaram bombas no gramado.

Publicidade

Os jogadores do Peixe tiveram dificuldade de deixar o gramado e, posteriormente, o estádio, sob forte escolta. Com a cena de selvageria que levou ao encerramento precoce, algo incomum no futebol, o Santos será julgado e deve ser punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com portões fechados. Na véspera, o ônibus do Corinthians foi recebido por protestos de parte de seus torcedores e o clube optou por não se hospedar no litoral, retornando à capital de madrugada.

O importante triunfo aliviou a crise na equipe dirigida por Vanderlei Luxemburgo, que chegou a 12 pontos e se distanciou da zona de rebaixamento. Já o Santos permaneceu com 13 pontos e vê o técnico Odair Hellmann cada vez mais pressionado.

Publicidade

Os gols saíram na primeira etapa. Em jogada pela direita, Roger Guedes achou Ruan Oliveira, que tocou para o meio e encontrou Yuri Alberto. O ex-jogador do Santos finalizou, e ainda viu a bola desviar, antes de desencantar. O segundo saiu em cobrança de falta de Ruan Oliveira, que sofreu um leve desvio no defensor João Lucas antes de entrar.

O Santos chegou a balançar as redes em outro caso de “lei do ex”, mas teve o lance do colombiano Stiven Mendoza foi anulado por toque de braço na origem. Ao final da partida, Yuri Alberto, que não marcava havia 10 jogos, encerrou o jejum e pagou promessa ao atravessar o gramado da Vila ajoelhado.

Muito vaiado pela torcida, o Santos chegou a nove jogos sem vitória (a última foi contra o Vasco, em 14 de maio). Na próxima rodada, o Peixe recebe o Flamengo, no domingo, 25, às 18h30, na Vila. Já o Corinthians visita o Athletico-PR, em Curitiba, no sábado, 24, às 16h.

Publicidade

Mais tarde, o Palmeiras perdeu a invencibilidade no torneio ao ser derrotado por 1 a 0 pelo Bahia, com gol de Thaciano nos acréscimos. Com isso, o atual campeão permaneceu com 22 pontos e desperdiçou a chance de ultrapassar o líder Botafogo, que tem 24 e ainda joga na rodada, diante do Cuiabá, na Arena Pantanal.

Na estreia do técnico Luiz Felipe Scolari, o Atlético-MG ficou no empate em 1 a 1 com o Fluminense, com gols de Samuel Xavier e Guga, em Volta Redonda. No Morumbi, o São Paulo bateu o Athletico-PR por 2 a 1, com gols de Gabriel Neves e Luciano, foi a 18 pontos e entrou no G6. Mais cinco jogos fecham a rodada na quinta-feira, 22.

Resultados da 11ª rodada desta quarta

Cruzeiro 0 x 1 Fortaleza
São Paulo 2 x 1 Athletico-PR
Santos 0 x 2 Corinthians
Fluminense 1 x 1 Atlético-MG
Bahia 1 x 0 Palmeiras

Jogos de quinta, 22
19h
Grêmio x América-MG

20h
Cuiabá x Botafogo
Vasco x Goiás
Coritiba x Internacional

21h30
Red Bull Bragantino x Flamengo

 

Publicidade