Blog do <em>Serginho</em>

Blog do Serginho

Por Sérgio Xavier

Diretor do Núcleo Motor, Esporte e Turismo da Editora Abril, Sérgio Xavier não poupa palavras para discutir os principais assuntos do mundo futebolístico

 

E o racismo?

Por Sérgio Xavier 26/02/2010 - 12h00 143 comentários

Pelo site, pelo twitter, a discussão parece ter engasgado no mesmo ponto. Placar teria desrespeitado o manto sagrado gremista ao colocar o vermelho do São Paulo no uniforme tricolor gremista na edição de fevereiro (leia post anterior). Em primeiro lugar, dessa vez não poderemos escapar do fato de o diretor de redação da revista ser gremista. Sou. Nunca escondi nem jamais nunca esconderei isso. Tenho profundo orgulho do clube que torço. Das grandes vitórias e das honrosas derrotas também.

Além de gremista, sou diretor de redação da Placar. E tento fazer a melhor revista possível. Em regra, as páginas específicas do Cruzeiro usam o azul, as do Palmeiras o verde, o Flamengo tem reportagens com o vermelho como base. É uma característica do design da Placar. A revista é nacional, respeitamos as diferenças regionais.

Mas se julgarmos que uma cor rival precise ser usada para viabilizar uma ideia, faremos isso. Estávamos falando dos jogadores são-paulinos no Olímpico, o vermelho do São Paulo se justificava.

Nunca ouvi e li tantas vezes a palavra "desrespeito". O Grêmio teria sido desrespeitado. Por que uma cor foi usada em uma revista?

Já que o assunto é respeito, vou aproveitar para falar de algo que há anos me incomoda profundamente quando vou ao Olímpico. Em qualquer jogo de qualquer campeonato, algum setor da torcida puxa um cântico qualquer lembrando que "eles" são os macacos. Negros, gente inferior, o propósito disso tudo. Racismo, com notas nazistas, sempre me tira do sério. Mas, nesse caso, fico profundamente envergonhado quando percebo que o senhor do meu lado está ensinando a seu filho aquele "uh, uh, uh" agressivo. Um pequeno racistinha está sendo formado na Azenha. Boa parte do estádio manda ver nos xingamentos à "macacada".

Do que falávamos mesmo, de respeito?

Confira a matéria da Revista Placar de Fevereiro: O Morumbi é aqui

Comentários143

  1. Emilio comentou:
    Ridículo sua colocação meu caro Sérgio. Fiquei muito triste com o que foi colocado no manto sagrado que é a camisa do Grêmio. Vermelho nunca. Nem a Coca-Cola ousou colocar vermelho, e agora vem a placara e coloca. Por que não pintaram de verde a camisa do São Paulo quando houve uma debandada de jogadores do goiás para São Paulo????? Muito estranho isso não? E concordo plenamente com a Roberta. Creio que os cânticos e o apelido macaco não estão relacionados a cor da pele, mas sim ao baixo intelecto.
    em 26/02/2010, às 13:31h
  2. alex comentou:
    Engraçado, isso não acontece aqui em Minas. Será por quê hein ? O racismo existe sim no Sul, muito mais que no resto do país.
    em 26/02/2010, às 13:30h
  3. Bruno Moura comentou:
    Cara, como tu coloca um absurdo desses em um veículo de massa? Imagino, pelo posto que tens, que és uma pessoa com, pelo menos, um mínimo de inteligência e poder de fugir do senso comum. O colorado ser macaco, vem do fato de eles sempre imitarem as ações dos gremistas. Só gostaria de saber se tu és apenas um irresponsável de falar sobre algo que não sabe ou se apenas está tentando justificar um possível equívoco em uma matéria anterior, com uma mentira.
    em 26/02/2010, às 13:23h
  4. Felipe moura comentou:
    Seu texto estava indo muito bem, até que chegou o último paragrafo... O senhor, por ter escrito uma bobagem tão grande quanto essa, com certeza não é gremista, ou não conhece a história do seu próprio clube de coração. Quanto aos xingamentos, isso acontece em TODOS os estádios do MUNDO(concordo que é um problema, mas não é somente da torcida gremista). Quanto ao "suposto" racismo, é uma ENORME BOBAGEM!!! Primeiro que se houvesse alguma coisa haver com raça não seria "racismo" e sim "injuria racial"(o que é bem diferente, o senhor como jornalista tem o dever de saber isto antes de informar coisas erradas em seu texto), o Gremista acusa os colorado de "macaco" por que eles tem o histórico de "IMITAR" as coisas que acontecem no Olímpico... Além disto ELES SE VESTEM DE MACACO NO BEIRA-RIO E TEM UMA FAIXA BEM GRANDE ESCRITA "BEM VINDO AO PLANETA DOS MACACOS". Por tanto, "suposto gremista", o sr. tem que se informar MUITO MELHOR do seu "suposto clube do coração" antes de dar opiniões COMPLETAMENTE EQUIVOCADAS. Abraço de um sócio do Grêmio que frequenta o Estádio Olímpico em 90% dos jogos que lá acontecem.
    em 26/02/2010, às 13:10h
  5. Roberta comentou:
    Meu bem, o racismo está nos olhos de quem vê. Sou uma das que vai ao Olímpico e chama colorado de macaco. Minha irmã é colorada por exemplo, e não é negra. Chamamo de macaco igual. Pra mim, o apelido traz uma não evolução intelectual. O fato de os micos de circo imitarem, não criarem... e por aí vai. Se tu acha o cântico racista, a opinião é tua. Mas não utilize um espaço público para julgar uma torcida inteira que não tem direito de resposta. Tenho vários amigos colorados que se chamam de macacos. Ao que me parece, entre o teu lado e o lado da torcida, apenas um é racista de verdade.
    em 26/02/2010, às 13:04h

Copyright © 2012, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados.