América campeão mineiro em 1922

Foto: Arquivo Placar

América campeão mineiro em 1922 - durante período em que foi decacampeão estadual

O América-MG completa 100 anos de história nesta segunda-feira, dia 30 de abril de 2012. O clube foi fundado por um grupo de garotos da elite mineira e o nome do clube e as cores do uniforme foram escolhidos em sorteio. A equipe mineira mineira só foi se tornar profissional em 1933, mas antes disso, já havia conqusitado um decacampeonato de 1916 e 1925. Além desse título, o clube também conquistou um Campeonato Mineiro, de forma invicta, em 1971.

Veja essa e outras curiosidades do centenário do clube mineiro:

    – O América Futebol Clube foi fundado por um grupo de garotos da elite mineira, quase todos estudantes do “Gymnasium Anglo-Mineiro”.
    – O clube teve entre os seus fundadores Geraldino de Carvalho – primeiro negro a fundar e jogar em um time de futebol no Brasil.
    – O nome do clube foi escolhido por sorteio. Entre as opções estava “América Foot-ball Club”, em homenagem aos Estados Unidos da América, país da maioria dos professores da escola dos fundadores.
    – As cores verde-branca foram escolhidas também por sorteio.
    – Em setembro 1913, recebeu o patrimônio do extinto Minas Geraes, um campo de futebol com suas traves. No mesmo ano, passou a usar calções negros no lugar dos brancos, em homenagem à novos integrantes – que deixaram o Atlético-MG.
    – O time iniciou a maior série de títulos conquistados consecutivamente por um clube ao vencer o decacampeonato de 1916 a 1925, ainda no período do amadorismo. O ABC também tem uma sequência de dez títulos seguidos.
    – O profissionalismo só foi oficializado em 1933. No entanto, o clube não aceita a implantação do profissionalismo e muda as cores de sua camisa para vermelho e branco.
    – O América aceita só aceita o profissionalismo em 1943 e volta a usar as cores que marcaram o decacampeonato, o verde, preto e branco.
    – Em 1957, o América conquista a tríplice coroa ao ganhar os títulos juvenil, aspirante e profissional.

    América campeão mineiro em 1971

    Foto: Arquivo Placar

    América campeão mineiro invicto em 1971

    – Em 1971, conquista o título do Campeonato Mineiro de forma invicta.
    – Em 1997, conquista o título da Série B do Campeonato Brasileiro e retorna à elite do futebol brasileiro.
    – Em 2009, conquista o título da Série C do Campeonato Brasileiro.
    – Em 2010, retorna a Série A do Campeonato Brasileiro, mas só disputa um ano e volta a cair.
    – Além das conquistas nacionais, o América-MG tem cinco títulos mineiros após a sua profissionalização: 1948, 1957, 1971, 1993 e 2001.

Lula

Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil/Divulgação

Lula com a camisa do América-MG

    – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva veste a camisa do Coelho, presenteada pela diretoria do clube, durante partida realizada no Palácio da Alvorada.
    – O América-MG revelou grandes jogadores do futebol nacional. Tostão começou a carreira no futebol de campo do América-MG, em 1962. Mas só atuou por um ano pela equipe. Depois disso, voltou ao Cruzeiro, clube em que já atuava pelo time de futsal.

    Euller

    Foto: Eugênio Sávio

    Euller

    – Euller, o “Filho do Vento”, iniciou a carreira no clube em 1988. Atuou pela equipe até 1993, quando saiu para jogar no São Paulo. Porém, o jogador voltaria para encerrar sua carreira pelo clube. Em seu retorno, ajudou o time a voltar para a Primeira Divisão do Campeonato Mineiro e ser campeão da Série C do Brasileirão.
    – Já Palhinha, que posteriormente seria bicampeão mundial pelo São Paulo, defendeu as cores do Coelho de 1988 a 1991.
    – O ex-capitão da seleção brasileira, Gilberto Silva, jogou pelo time mineiro de 1996 a 2000. Ele estava no time que conquistou o título da Série B e recolocou a equipe na Primeira Divisão nacional, em 1997.

    Fred

    Foto: Eugênio Sávio

    Fred

    – Fred foi revelado pelo América-MG em 2002 e ficou no clube até 2004. Foi duas vezes vice-artilheiro do Campeonato Mineiro. No entanto, o maior feito do atacante foi ter marcado o gol mais rápido da histótia do futebol mundial: três segundos e desessete centésimos, na Taça São Paulo de Futebol Júnior.

    Fábio Júnior

    Foto: Eugênio Sávio

    Fábio Júnior

    – O meio-campista Wagner, hoje no Fluminense, foi revelado no mesmo time que tinha o atacante Fred, em 2002, antes de se transferir para o Cruzeiro.
    – Atualmente, o clube também conta com jogadores consagrados em seu time profissional. O lateral e meio-campista Gilberto e o atacante Fábio Júnior estão entre os jogadores mais conhecidos do elenco do Coelho na temporada 2012.